Pular para o conteúdo

Encontro anual, Educação Já 2023, fez chamado por novo senso de urgência para a educação básica pública brasileira

Todos Pela Educação reuniu grupos diversos, no último dia 18/04. Entre os palestrantes, estiveram Geraldo Alckmin, Camilo Santana, Wellington Dias, Simone Tebet, Anielle Franco, Sônia Guajajara, Duda Salabert, Luís Roberto Barroso, além de governadores, especialistas e lideranças da sociedade civil, dentre ela a UNCME representada pelo seu presidente, professor Manoel Humberto Gonzaga Lima, pela professora Fabiane Bitello Diretora de Articulação e Comunicação da UNCME/e coordenadora da UNCME RS e o professor Manoel Messias, coordenador Administrativo Financeiro da UNCME/e coordenador da UNCME PE.

O evento ocorreu na tarde e noite de terça-feira, 18 de abril, lideranças políticas, cívis e educacionais se reuniram em Brasília, atendendo a um chamado do Todos Pela Educação para um novo senso de urgência para a Educação Básica pública do país.

O Encontro Anual Educação Já 2023 discutiu temas estruturais da educação – como alfabetização, educação antirracista e inclusiva e Novo Ensino Médio – além de contar com momentos específicos que trataram da questão emergencial da violência extrema nas escolas. Entre os participantes, um público diverso: representantes da comunidade escolar de todo o Brasil, gestores públicos, acadêmicos, organizações da sociedade civil, grupos identitários, Conselhos da Educação, de lideranças do governo federal, do Congresso Nacional e de governos estaduais e municipais.

Das autoridades confirmadas estiveram Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Camilo Santana, ministro da Educação; Simone Tebet, ministra do Planejamento e do Orçamento; Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; ; as deputadas federais Duda Salabert (MG) e Tabata Amaral (SP); o ministro do STF, Luís Roberto Barroso; os governadores Eduardo Leite (RS), Rafael Fonteles (PI), Ratinho Júnior (PR) e Raquel Lyra (PE); e Vitor de Angelo, presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação), entre outros.

O objetivo central do Encontro Anual foi avançar a ideia de que, a despeito das inúmeras adversidades, antigas e novas, o momento atual no Brasil traz uma chance única para o país colocar de pé um próximo capítulo da Educação Básica, com visão de longo prazo e focado na educação de qualidade para todos.

“Temos hoje um Governo Federal que evoca prioridade à Educação Básica com foco nas temáticas que de fato importam. Temos diversos governadores e governadoras fortemente comprometidos com a agenda. Temos um Congresso Nacional com uma bancada da educação forte, plural e aguerrida, e temos uma sociedade civil organizada e atuante. Qualidade educacional para poucos, que é o que existe hoje, não é qualidade. Agora é a hora de darmos um grande impulso rumo à qualidade educacional para todos.”, afirmou Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.

A programação do evento contou com um painel específico sobre “Violência Extrema Nas Escolas”, que discutiu causas, consequências e caminhos, com a participação da doutora em Educação e professora da Unicamp, Telma Vinha e da psicanalista e também doutora em Educação, Ilana Katz. A mediação foi feita pela jornalista Renata Cafardo, do jornal “Estado de São Paulo”.

Considerando a ênfase que o evento deu a ideia da qualidade educacional equitativa e inclusiva, foram lançados, oficialmente, os documentos ERER (Educação para as Relações Étnico-Raciais) e “Educação sob a perspectiva inclusiva”, com recomendações de políticas públicas para governos estaduais e federais. Os documentos foram feitos, respectivamente, em parceria com a Mahin, organização focada na pauta antirracista, e com o Instituto Rodrigo Mendes.

Fonte: Todos pela Educação.
Adequação de Redação: DAC UNCME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *