Pular para o conteúdo

Encontro Estadual da UNCME PE 2022, reuniu conselheiras e conselheiros de todo estado nem Triunfo

O Encontro Estadual da UNCME PE 2022 que ocorreu em Triunfo, sertão do alto Pajeú, acerca de quase 1.500 metros acima do nível do mar, e a quase 500 km da capital, recebeu entre os dias 17 e 20 de julho, o Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação 2022. Encontro este que congrega conselheiros e conselheiras dos Conselhos Municipais de Educação, dos Conselhos do CACS FUNDEB, e dos Conselhos de Alimentação Escolar, além de técnicos e técnicas de normatização e áreas correlatas da secretaria de Educação dos municípios.

O Encontro teve como tema: Políticas Educacionais no Contexto Atual, cabendo a palestra de Abertura, a professora Fabiane Bitello ( Diretora de Articulação e Comunicação da UNCME Nacional/ Coordenadora da UNCME RS/ Coordenadora de Articulação e Mobilização RNPI) e ao Professor Paulo Rubem Santiago (professor da UFPE e ex – Deputado Federal). A mesa de abertura contou com as seguintes autoridades: Manuel Messias Silva de Sousa (Coordenador da UNCME PE), Marly Peixoto do Socorro Vidinha ( vice – presidente da UNCME para região Nordeste/ Coordenadora da UNCME AL/ Presidente do CEE AL), Miriam Pereira Lima dos Santos ( Secretária de Educação da Cidade de TRIUNFO, também representando o Exmo. Prefeito da cidade senhor Luciano Fernando de Lima), Eduardo Honório (Prefeito da cidade de Goiana – PE), Maria Aparecida Ramos de Lima (Representando a UNDIME – PE), Giselly Muniz Lemos de Morais ( Vice-presidente do CEE – PE), Sandra Inojosa de Andrade Lira Assessora Técnica da Escola de Contas TCE – PE), Maria do Socorro Valois ( Coordenadora do Grupo de Estudos UNCME PE – UFRPE, OPEFINGEAC da Universidade Federal Rural de Pernambuco), Ana Lúcia ( Presidente da Câmara de Educação da Câmara Municipal de Vereadores do Recife), Ivanilda Viana ( Presidente do CME Triunfo), Maria Eliane dos Santos Souza ( Presidente do CACS FUNDEB de Triunfo), e Maria Eliane Cândido de Almeida ( Presidente do CAE de Triunfo).

Foram quatro mesas e quatro oficinas, estas que trataram de diversos assuntos e orientações tais como: Organização, implementação, atribuições, estruturação, fortalecimento e funcionamento dos Conselhos Municipais da Educação. Da implantação e implementação dos Planos municipais da Primeira Infância, e especificidades e necessidades dos Sistemas Municipais de Ensino. Foram três dias intensos, e ainda contando com falas potentes como do, Prof. Manoel Humberto Gonzaga Lima (Presidente da UNCME Nacional e Coordenador do FNE), do Dr. Sérgio Gadelha Souto ( Promotor Coordenador do CAOP EDUCAÇÃO do MPPE), de Cida Freire ( Coordenadora da SE UNCME PE/ RNPI), de Solidade Menezes ( Coordenadora Adjunta da SE UNCME PE/ RNPI), Tereza Leitão ( Deputada estadual PE) e Heleno Araújo (presidente licenciado da CNT). A organização do Encontro ficou a cargo da Diretoria da UNCME PE, sob o comando do professor Manuel Messias ( Coordenador Estadual da UNCME PE) e professora Vaneska Melo ( Diretora Administrativa e financeira da UNCME PE). A assessoria Jurídica e Contábil ficou a cargo do escritório Carvalho e Costa Advogados Associados, e o apoio Institucional foi da Prefeitura Municipal de Triunfo, Secretaria de Educação de Triunfo e os Conselhos da Educação do município.

Fonte: DAC UNCME PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.