O segundo dia do VIII Fórum de Presidentes de Conselhos Municipais de Educação, realizado nesta quinta-feira (28), em Penedo/AL, foi marcado por uma programação voltada aos desafios e avanços da educação pública municipal brasileira.
A agenda teve início com a palestra “A Escola que protege e possíveis ações preventivas”, conduzida por Claudio Malta, representante do Ministério Público de Alagoas, abordando estratégias de prevenção e fortalecimento do ambiente escolar.
Em seguida, os participantes acompanharam a Mesa 03, que debateu “A Educação Infantil e a alfabetização como prioridade do Sistema Municipal de Educação”, destacando a importância das políticas educacionais voltadas à aprendizagem nos anos iniciais.
A programação também contou com a Mesa 04, sobre “A Educação Integral como processo de desenvolvimento das Redes Municipais de Ensino”, promovendo reflexões sobre ampliação das oportunidades educacionais e fortalecimento das redes municipais.
Outro momento importante do encontro foi a discussão sobre “Ações dos Conselhos Municipais de Educação junto ao Executivo e Legislativo Municipal”, reforçando o papel dos Conselhos na construção, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas educacionais nos municípios.
O Fórum ainda abriu espaço para a apresentação de experiências exitosas de Conselhos Municipais de Educação em atuação plena, possibilitando troca de experiências entre representantes de diferentes estados brasileiros.
A UNCME-PE participou das atividades do encontro, contribuindo com o diálogo e fortalecendo o compromisso com a educação pública municipal e a atuação dos Conselhos Municipais de Educação.
