Pular para o conteúdo

XVI Seminário Estadual da UNCME-PE destaca o papel dos Conselhos Municipais da Educação nas políticas públicas educacionais

Com ampla participação de gestores, educadores e autoridades, o evento em Triunfo-PE promove diálogos, formações e mesas temáticas sobre os desafios e perspectivas da gestão da educação municipal.

 

O município de Triunfo, no Sertão do Pajeú, tornou-se o centro das discussões educacionais do estado neste fim de semana, com a realização do XVI Seminário Estadual da UNCME-PE 2025, que tem como tema central:

“Conselhos Municipais da Educação: Atuação nas Políticas Públicas Educacionais numa Perspectiva de Organização e Gestão da Educação Municipal.”

O evento teve início no domingo, 19 de outubro, com a acolhida dos participantes nos hotéis, seguida do credenciamento e de uma apresentação cultural de abertura. Logo após, a mesa “Dialogando com os Conselhos Municipais da Educação” deu o tom do encontro, reforçando a importância da escuta e do fortalecimento dos espaços de controle social e de gestão democrática da educação.

Na segunda-feira, 20 de outubro, o seminário contou com uma programação intensa e diversificada. A manhã foi aberta com apresentação cultural e formação da mesa institucional, composta por nomes de grande relevância na área educacional, como Célia Santos (FEE-PE), Wiviane Fonseca (UNDIME/PE), Carlos Viegas (Secretário de Educação e Inovação de Goiana), Miriam Pereira (Secretária de Educação de Triunfo), Maria da Conceição (Vice-presidente regional da UNCME região Nordeste e Coordenadora da UNCME-PB), Fabiane Bitello (Vice-Presidente Executiva da UNCME Nacional), Teresa Leitão (Senadora da República), que iniciou sua participação em formato virtual, contribuindo de forma significativa para a abertura oficial do evento, Gilson Monteiro Filho (Secretário de Educação do Estado) e o Presidente da Câmara de Vereadores de Triunfo.

Durante a manhã, a Mesa 1 abordou o Projeto de Lei nº 2.614/2024 – PNE, sob a ótica da organização e gestão da educação municipal, com participações de Heleno Araújo (CNTE), Maria da Conceição (UNCME-PB) e Dione Santos (UNDIME-PE), mediada por Manuel Messias (Diretor Administrativo e Financeiro da UNCME-PE) e Aldamare Santos (Diretora de Legislação e Normas da UNCME-PE). O momento foi seguido por ricas intervenções dos participantes e a apresentação de Myrelle dos Santos, que destacou a inclusão do Projeto Nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federal no currículo escolar em Pernambuco.

No turno da tarde, a Mesa 2 discutiu “Os desafios na implementação e gestão da educação municipal: novos olhares e fazeres na Educação Infantil e Educação Integral em Tempo Integral”, com a presença de Diego Maciel (TCE/PE), Adilson Souza (COGEITI/MEC), Fabiane Bitello (UNCME Nacional) e Edilson Tavares (Secretário de Gestão Estratégica por Resultados de Toritama/PE), sob mediação de Solidade Menezes (Diretora de Articulação e Comunicação da UNCME-PE) e Maria do Carmo da Nóbrega (Assessoria de Legislação e Normas da UNCME-PE).

Encerrando o dia, a Mesa 3 trouxe o tema “Atuação dos Conselhos Municipais da Educação na utilização dos recursos e no financiamento educacional: o que é permitido e o que é vedado?”, com exposições de Nazli Leça (TCE/PE), Socorro Valois (UFRPE) e Maria Antônia (UNCME-PI), mediadas por Joana Botelho e Fabiola Lins (Diretora de Programas e Financiamento da UNCME-PE).

As atividades foram concluídas com um momento cultural e coquetel de confraternização, fortalecendo o espírito de integração e partilha entre os conselheiros e educadores presentes.

O XVI Seminário Estadual da UNCME-PE reafirma o compromisso da entidade com a formação continuada, a defesa da gestão democrática e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação como instâncias fundamentais para o avanço das políticas públicas e da qualidade da educação em Pernambuco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *