Evento realizado em Recife reuniu educadores, conselheiros e instituições para fortalecer a educação integral e cooperativa em Pernambuco.
Na sexta-feira, 19 de setembro de 2025, a Coordenação Estadual da UNCME-PE participou do evento “Escola em Tempo Integral – Educação Cooperativa Solidária”, realizado na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. O encontro integrou o Curso de Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), e teve como objetivo fomentar a expansão da educação integral no país, em consonância com a Meta 06 do Plano Nacional de Educação (2014-2024).
A UNCME-PE esteve representada pela sua Coordenadora Estadual, Vaneska Melo, pela Vice-Coordenadora, Jozeilda Grinaura, pela diretora de Legislação e Normas, Aldamare Santos, pelo Conselheiro Fiscal, José Dionísio Araújo, e pelo Coordenador do Vale do Capibaribe, João Paulo. O grupo participou ativamente das atividades, ao lado do presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Natanael Silva, reforçando a importância do diálogo interinstitucional para o fortalecimento da política pública de educação em tempo integral.
A programação contou com momentos de acolhida, apresentações culturais, mesas de abertura institucional, apresentações de trabalhos e lançamento de livro, proporcionando um espaço de troca de experiências e de construção coletiva. O evento reuniu representantes da UNDIME/PE, do Conselho Estadual de Educação, da UFC, da Prefeitura do Recife e da Coordenação do Curso, reafirmando a relevância da cooperação solidária no fortalecimento das redes de ensino.
A presença da UNCME-PE reforça seu compromisso em contribuir com a consolidação do direito à educação de qualidade, participando ativamente de debates e iniciativas que visam ampliar e qualificar a jornada escolar dos estudantes pernambucanos.
