Pular para o conteúdo

UNCME-PE participa do XXIV Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos em Araripina Pernambuco

Evento reúne educadores, estudantes e movimentos sociais de todo o estado para debater democracia, cidadania e os desafios da EJAI em Pernambuco.

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Pernambuco (UNCME-PE) participou do XXIV Encontro Estadual de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no auditório da Escola Guiomar, em Araripina-PE, Sertão do Araripe.

Com o tema “Estado, Democracia e Educação: do direito à educação à cidadania ativa”, o evento reúne educadores(as), estudantes, movimentos sociais e representantes dos Fóruns EJA de todo o estado, com o objetivo de dialogar sobre os desafios da modalidade EJAI, propor avanços e refletir sobre perspectivas para as políticas públicas de educação, especialmente no contexto da interiorização e valorização dos sujeitos da EJA.

A UNCME-PE esteve representada pela sua coordenadora estadual, Vaneska Melo, que participou do encontro também em representação ao CEE-PE; pela vice-coordenadora Jozeilda Grinaura; pela diretora de Formação, Ana Paula Tavares; pela diretora de Legislação e Normas, Aldamare Santos; pela diretora de Programas e Financiamento, Fabiola Lins; e pelos coordenadores regionais Kézia Bezerra (Região Metropolitana), Maria Joselma (Agreste Centro Norte), Aluizio Arruda (Agreste Centro Norte) e Giorgio Paulo (Conselho Fiscal Suplente).

No primeiro dia, a programação contou com acolhida cultural, leitura do regimento, abertura oficial com apresentações dos Fóruns Regionais, palestra magna do Dr. Odair França sobre o tema central do encontro e um momento cultural com cordel dos estudantes da EJA.

No segundo dia (28/08), as atividades tiveram início às 8h com a mística de abertura, seguida da apresentação dos estudantes da EJA. Às 8h30 ocorreu a mesa-redonda “A EJA Campo no Estado de Pernambuco”, que antecedeu o lanche coletivo. A partir das 9h20, os grupos de trabalho se reuniram em torno de diferentes eixos temáticos:

  • Eixo I: O Estado e a efetivação de políticas públicas para EJA
  • Eixo II: Políticas públicas e participação popular na EJA
  • Eixo III: O papel dos Fóruns no monitoramento das metas do PNE, PME e legislação da EJA
  • Eixo IV: Políticas pedagógicas para permanência dos(as) estudantes na EJA
  • Eixo V: Princípio do diálogo na formação dos(as) professores(as) da EJA

As atividades se estenderam ao longo do dia, com retorno aos grupos de trabalhos à tarde, finalizando com a Feira de Sabores e Saberes da EJA, às 19h.

No terceiro dia (29/08), a programação contemplou a mesa dos estudantes, socialização dos grupos de trabalhos, eleição da cidade-sede do próximo encontro (2026), escolha da nova coordenação do Fórum EJA Pernambuco e a plenária final, culminando no encerramento do evento ao meio-dia.

O XXIV Encontro Estadual de Educação de Jovens, Adultos e Idosos reafirma a importância da democracia, da cidadania ativa e da igualdade de oportunidades como pilares para fortalecer a educação e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

“Educação de jovens e adultos é mais que um direito: é a chave para a transformação social e para a construção de uma cidadania plena.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *