Líderes Educacionais se Reúnem em Brasília para Discutir os Planos Decenais de Educação
Dando continuidade ao segundo dia do Encontro Nacional de Estratégia para Cooperação Técnica – Planos Decenais de Educação, realizado na quarta-feira (11/09/2024) em Brasília-DF, importantes líderes do setor educacional estiveram presentes. A coordenadora estadual da UNCME-PE, Vaneska Melo, e o Diretor Administrativo e Financeiro, Manuel Messias, estiveram acompanhados por Manoel Humberto, Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Andreika Asseker, Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME-PE), Maria do Socorro, Secretária Executiva da UNDIME-PE e o Presidente, Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), Natanael José.
O dia começou às 9h com a abertura, que contou com uma apresentação no auditório sobre a sistematização do processo de elaboração dos planos decenais de educação. Às 9h30, os participantes deram início às oficinas em grupo, promovendo um ambiente de colaboração e troca de ideias. Às 14h30, foram apresentados os resultados das discussões nas oficinas, seguidos pelo anúncio dos Encontros Regionais para Cooperação Técnica e a proposta de uma Rede de Cooperação Técnica de Planos de Educação às 16h10. O dia foi encerrado com uma mesa de fechamento às 16h40.
As discussões no segundo dia do Encontro focaram nos Planos Decenais de Educação e contaram com a participação de Conselheiros Municipais de Educação, Presidentes de Fóruns de Educação, Presidentes de Conselhos Estaduais de Educação e Dirigentes Municipais de Educação dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Paraíba. O clima foi de diálogo incansável em prol da educação, com a presença de Vaneska Melo e Manuel Messias (UNCME-PE), Andreika Asseker, Maria do Socorro (UNDIME-PE), Professor Natanael José (CEE-PE), e Fátima, representando a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Esse encontro é uma oportunidade única para fortalecer a colaboração entre os diversos Conselhos de Educação e Dirigentes Municipais, permitindo que o Nordeste, por meio de seus representantes, trabalhe em conjunto na construção de uma educação de qualidade e na implementação eficaz dos Planos Decenais de Educação.