Tomaz Wonghon foi uma figura central nas principais mobilizações do CPERS desde a década de 1970, dedicando-se à defesa inabalável dos direitos dos educadores e à promoção de uma educação pública gratuita e de qualidade. Sua trajetória é marcada por um compromisso inabalável com a justiça social e o avanço da educação.
Em toda de sua carreira, Tomaz teve contribuições expressivas na conquista por uma educação digna. Atuou como secretário-geral do CPERS, foi presidente da CNTE, dirigente da Confederação Mundial de Organizações de Ensino, Secretário Municipal de Educação e Delegado de Educação em Santa Rosa. Cada uma dessas funções refletiu seu profundo empenho em melhorar as condições educacionais e em assegurar que os direitos dos professores fossem respeitados e valorizados.
A UNCME-PE expressa suas mais sinceras condolências à família, e a todos os amigos.
Seu legado e luta são inspirações para todos aqueles que acreditam em uma educação que é porta de acesso para uma sociedade mais justa.
Tomaz Wonghon, seu legado viverá através do impacto que você deixou e da inspiração que continuará a fornecer. Descanse em paz.