Hoje, 18 de agosto de 2023, a Representante da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação de Pernambuco (UNCME-PE), Solidade Menezes, participou da mesa de abertura do evento de lançamento da Etapa Estadual da Conferência Nacional Extraordinária de Educação em Pernambuco. O evento iniciou-se às 9 horas da manhã na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Durante seu discurso, Solidade Menezes apresentou alguns pontos importantes. Primeiramente, destacou a necessidade de reivindicar a regulamentação do Sistema Nacional de Educação como uma das principais demandas do Fórum. Além disso, enfatizou a importância de lutar pela revogação da PEC 95, bem como pela promoção de uma educação básica de qualidade social, levando em consideração as diversas realidades das crianças, adolescentes e estudantes do país, especialmente em relação às mudanças no Ensino Médio.
Solidade Menezes também abordou a questão da desvalorização dos Profissionais da Educação e do Magistério em todo o Brasil. Ao finalizar seu discurso, destacou que o novo plano para 2024 deve ser construído a partir de indicadores de cada meta, que servirão como uma radiografia da qualidade da educação no Brasil. Solidade Menezes, encerrou sua fala mencionando um pensamento de Anísio Teixeira e outro de Mário Menezes, enfatizando a relevância dos Professores da Educação Básica como verdadeiros Heróis Anônimos do País.